sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Sociologia aia iaiaia


O filósofo francês Émile Durkhein estudava a sociologia segundo o Fato Social, que é a tendência das pessoas agirem conforme as regras da sociedade, da boa educação, costumes sociais ou porque tal situação exige determinada reação.

O Fato Social tem três características específicas:


Exterioridade (independe da consciência de cada um, pois é uma coisa que não parte de sua vontade, mas de valores sociais)- Coercitividade (uma pressão quase sobrenatural de algo que se deve fazer, a fim de evitar penas, críticas ou situações embaraçosas)- Generalidade (vale pra toda uma classe!)


Ex.: 1) Se alguém gritar "FOOOOOOOGO!!!" no meio de um estádio de futebol, a tendência é que TODOS ou a MAIORIA saia correndo, mesmo sem saber se é verdade. Seria uma puta confusão...e uma brincadeira muito sacana, pra falar a verdade! =P

2) Se aquele cara que eu acho LINDO vier cabisbaixo me contar que o namoro dele acabou, o fato social sou eu reagir com um "ooooooh, que pena" cheio de compaixão, por mais que, no fundo, eu esteja soltando fogos!!!! IUPIIII!!!

"A fila anda e a catraca gira, gatoooo!! Agora é minha vez, baby!!"
3) Outro exemplo de Fato Social é este vídeo, que eu adoro:O Poder da Multidão: http://www.youtube.com/watch?v=8Yb2l5MVNlU


O fato, de fato, é que a boa convivência exige uma série de fatos sociais...o mundo está cheio de Marias que vão com as outras, e Joãos, e Vinícius, e Gabrielas, e Thiagos, e Julianas...




Dica do Dia: Se somos todos um BANDO, façamos como disse meu miguxo Drummond, "vamos de mão dadas". Por quê não? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário