sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ME DÁ UM BARCO......


Um conto de Saramago, chamado "A Ilha Desconhecida". É o tipo de texto que traz mensagens metaforicamente claras e realmente te botam pra pensar em coisas qua você já sabe mas nunca parou pra refletir. Coisas como o destino, as aparências, as decisões, a busca de si!

O conto narra a história de um homem que decide ir em busca de uma "Ilha Desconhecida", a qual muitos acreditam não existir, pois só crêem no que já se conhece.

Para tal aventura, contudo, o homem precisa de um barco, e vai pedi-lo ao Rei, um homem arrogante e prepotente que mora num castelo com muitas portas, cada uma com um determinado fim. O "barqueiro" bate à Porta das Petições e é atendido pela mulher da limpeza, responsável por ouvir os pedidos, uma vez que o rei está sempre ocupado recebendo favores à Porta dos Obséquios.


Ela fica surpresa com a causa do homem, pois este recusa-se a ir embora sem falar pessoalmente com o rei, que só aparece três dias depois, preocupado com a repercussão da desordem causada pelo aventureiro, que acaba por diminuir o número de obséquios prestados a ele. Depois de muita discussão, o homem consegue convencer o Rei a lhe dar o barco, mas não a tripulação.
Apesar de não conseguir angariar homens para tal viagem, o barqueiro encanta, sem querer, a mulher da limpeza que resolve sair pela Porta das Decisões para acompanhá-lo nesta busca. Os dois acabam se gostando e descobrindo que a busca da Ilha Desonhecida é, na verdade, a busca de seu próprio EU, e que a busca em si já é o encontro.

Nietzsche costumava dizer: "Torna-te quem tu és".

Afinal, navegar é preciso. Viver...também.hum hum

Dica do Dia: Naveguem!
...e, se sentirem vontade, leiam o conto completo: http://www.releituras.com/jsaramago_conto.asp . Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário