segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A loja de brinquedos...










Que curioso é a loja de brinquedos. Tenho a impressão de que além dos brinquedos há a possibilidade de se escolher pessoas, cada qual com suas vidas e valores,ou não. Vejo como essa fauna de humanos, portanto, vulneráveis, congregam-se em torno de uma prateleira que mostra os brinquedos mais bonitos e coloridos. Os seus olhos inquietos buscando as opções. Que brinquedo será o mais desejado ? Quais bonecas? Quais carrinhos? E esse carrinho poderia ter mais diversidade de cores. Tudo é muito engraçado.
E o desejo de brincar é o norte.

Vejo entrar a criança gorda, com os cabelos por cima do rosto, esse estilo que agora estão usando ((estilo emo de ser)), sempre olha de esguelha todos os brinquedos dos que já procuram e estão com algum em mãos, precisa saber de que se está brincando hoje, mas a loja de brinquedos é demasiada cheia, e seu desejo é curioso. Passa por mim e deixa o cheiro de quem assiste muita televisão, e reclama sempre que pode, de qualquer coisa que seja, apenas para que a notem. Repara nos brinquedos de todos.

Passa por mim e logo esqueço. Quem entra agora é a velhinha manca, aquela que anda como uma moeda jogada ao chão aleatoriamente: seus joelhos não dobram e tenho a impressão de que a qualquer hora ela vai cair. E vai dar coroa.

Essa antes de escolher o tal brinquedo, para os netos, suponho, ajeita a bolsa mais para frente, achando que pode ser assaltada a qualquer momento, e segue quase que quicando para uma prateleira cheia de brinquedos cor de rosa. Já notei que a criança alvo dela é menina. Que medo que tenho dela vir parar com a bengala sobre mim.

Bem, não tinha percebido que o senhor de cabelos grisalhos e sorriso feliz, chegou olhou rapidamente o que queria pagou, e saiu. Questão de segundos isso. Já estava decido e determinado, bem discreto, nem eu mesma sei como o percebi adentrar ao recinto. Já está pelos 70, e, pelo seu caminhar alegre, deve ser um super avô. Creio até que lhe apeteça muito as senhoras. Nem escutei sua voz, mas acho que poucas pessoas devem tê-lo notado ou escutado também. ..
Agora entrou uma jovem, parece escolher algo para uma menina, primeira filha, parece de poucas palavras, a "marinheira de primeira viagem", sei porque já me deparei com ela em algumas ocasiões da vida. Sabe aquela pessoa que tu só conheces mesmo, de vista, por olhá-la com certa frequência ?! Mas nunca sequer trocamos duas palavras. É isso ! Certo dia ela me olhou, mas não percebeu que eu, a notara ((ficou estranho esse a notara, parece anotara, mas não é)). Agora já não está mais aqui. Entrou olhou e saiu.

E agora uma criança muito bonita, com sua jovem mãe e jovem pai entraram. Criança calma, diferente dos olhares atentos e afoitos das outras crianças, essa me chamou muita atenção.
Olha com muita atenção cada brinquedo, e com muita parcimônia. Aproveita aquele instante La loja de brinquedos, como se há muito não saia de casa. Só conseguia vê-la de costas, mas era uma criança linda e que chamava a atenção de todos.

Não custou muito e entrou uma moça bonita, com seus cabelos longos e lisos. É baixa, séria, e tem olhar vivo, muito vivo. Há um peso que aos seus olhos impede de serem rápidos, pois olha com cautela os brinquedos. Parece querer agradar muito alguém. É como se em cada coisa sobre a qual debruçasse seu olhar, deixasse um pouco de si mesma. Como deve ser forte. Andava com um muitas chaves nas mãos. Muitas mesmo. Pra mais de 10.

Que estranho, a senhora com cara de maluca, que usa um cabelo em rabo de cavalo sobre a orelha direita e um colar de pérolas feito de um plástico duro e branco, entrou, disse uns resmungos não sei pra quem, e nem entendi bem o que quis dizer. Todos pareciam já a conhecer. E logo também saiu. Imagino que ela deve ter comentado sobre os valores dos brinquedos, preço altos, esse tipo de comentário. Em seguida ela volta, pendura uma bengala que não sei de onde surgiu, coloca em uma cadeira que havia dentro da loja para clientes e segue para observar os brinquedos das prateleiras. Ela segue em direção aos jogos educativos.

Olhos grandes de quem se assusta com tudo. Olhos grandes mesmo, deve ser cansativo piscar com esses olhões. Hahahaha. Ela me viu ali sentada e comentou que eu pareço com uma atriz famosa, de não sei qual novela, não sei de que canal. Nesse mesmo dia eu a vi em meu bairro residencial. Que coisa, aquela senhora e quase minha vizinha, e só hoje eu a percebi.

Ela pegou diversos jogos para crianças de não sei qual idade, e disse:- com embalagem bem bonita para presente, para a mocinha do balcão da loja de brinquedos.
-Que garoto bonito vem entrando, pele rosada, e cabelos bem pretos e encaracolados. Creio que ele deva ter se exercitado antes de ir à loja de brinquedos, surgiu com um uniforme de quem joga qualquer coisa. Apesar de novo, parece conversar como gente crescida ao celular. Não é de São Luís, estou segura, pois o escutei falar de uma viagem, acho que Minas, sim era Minas.

Depois entraram dois homens, com aspecto de ""taxistas""(( e nem desmerecendo a profissão)). Desinteressantes e meio alienados, com linguagem abobalhada, dessas que se escuta e se acha desprezível. Um parágrafo apenas basta. Só para constar.
Logo entraram dois jovens, devem ser namorados, namorados maduros, pois ambos já passam dos quarenta. Ele parece ter um filho que é só dele((sem ela jeje)), e que veio buscar dinheiro, não se interessou por nenhum brinquedo, nem olhou nada, cumprimentou a senhora como se fosse amiga de seu pai, e foi embora.
Eu aguardo com calma a minha mãe chegar para escolhermos os brinquedos, e enquanto isso observo. Já que não há nada mais ""para fazer""...
O moço do balcão me ofereceu balas e sorriu pra mim. Mas eu não aceitei, não queria noaquele momento. Agora minha espera já estava terminando ,e quem eu aguardava já estava se aproximando, e de repente me deu uma vontade de chupar uma bala, mas como fiquei com vergonha de pedir, e como ele não iria mais me oferecer, acabei ficando sem bala. E fui às compras, e parei de OBSERVAR, na loja de brinquedos.
Eu de tudo faço proveito, até de um chá de cadeira. ;-)

Dica do dia: Aproveite qualquer coisa, qualquer oportunidade para crescer, evoluir, escrever...etc e talzzZzZ.
Fazer arte, esporte, qualquer coisa que some, e acrescente em sua vida.
*****************
Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida- ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário