segunda-feira, 8 de setembro de 2008

क्लारिस लिस्पेक्टोर नुन्चा é देमैस !


Não pense que a pessoa tem tanta força assim a ponto de levar qualquer espécie de vida e continuar a mesma। Até cortar os defeitos pode ser perigoso - nunca se sabe qual o defeito que sustenta nosso edifício inteiro...há certos momentos em que o primeiro dever a realizar é em relação a si mesmo. Quase quatro anos me transformaram muito. Do momento em que me resignei, perdi toda a vivacidade e todo interesse pelas coisas. Você já viu como um touro castrado se transforma em boi. Assim fiquei eu...Para me adaptar ao que era inadaptável, para vencer minhas repulsas e meus sonhos, tive que cortar meus grilhões - cortei em mim a forma que poderia fazer mal aos outros e a mim. E com isso cortei também a minha força. Ouça: respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver. Juro por Deus que, se houvesse um céu, uma pessoa que se sacrificou por covardia ia ser punida e iria para um inferno qualquer. Se é que uma vida morna não é ser punida por essa mesma mornidão. Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo o que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. Gostaria mesmo que você me visse e assistisse minha vida sem eu saber. Ver o que pode suceder quando se pactua com a comodidade da alma". Clarice."Esse esforço que farei agora por deixar subir à tona um sentido, qualquer que seja, esse esforço seria facilitado se eu fingisse escrever para alguém. Mas receio começar a compor para poder ser entendida pelo alguém imaginário, receio começar a "fazer" um sentido, com a mesma mansa loucura que até ontem era o meu modo sadio de caber no sistema. Terei de ter a coragem de usar um coração desprotegido e de ir falando para o nada e para o ninguém? - assim como uma criança pensa para o nada - e correr o risco de ser esmagada pelo acaso."



,,,,,,


O que ele realmente e profundamente era, não era visível nem perceptível। O que ele era existia assim como uma praia na Ásia que neste mesmo momento que estamos aqui, ela está lá. Ele mesmo, apesar de não poder se negar, no entanto não se provava nem a si, nem aos outros. O que ele realmente era não era passível de prova. O único modo de se saberem da sua vida mais real e mais profunda seria acreditar: por um ato de fé admitir essa coisa de que jamais possivelmente teriam a certeza, senão crendo.


,,,,,,

"E eis que a promessa divina de vida já está se cumprindo।""Embora também essa coisa corra o perigo de, em nossas mãos grossas, vir a se transformar em "pureza", nossas mãos que são grossas e cheias de palavras.""A vida se me é, e eu não entendo o que digo. E então adoro.

,,,,,,,


"A PALAVRA É O MEU DOMÍNIO SOBRE O MUNDO"

"Cada pesoa é um mundo, cada pesoa tem a sua própria chave e a dos outros nada resolve; só se olha para o mundo alheio por distração, por interesse[...]"


,,,,,

" Não têm pessoas que cosem para fora? Eu coso para dentro ."

,,,


"É tempo de morangos॥" (A Hora da Estrela)

॥É preciso saber sentir, mas também saber como deixar de sentir, porque se a experiência é sublime pode tornar-se igualmente perigosa। PAra que um sentimento perca o perfume e deixe de intoxicar-nos , nada há melhor que expô-lo ao sol..

,,,,

FormaA forma do cavalo representa o que há de melhor no ser humano। Tenho um cavalo dentro de mim que raramente se exprime. Mas quando vejo outro cavalo então o meu seu expressa. Sua forma fala.SensibilidadeTodo cavalo é selvagem e arisco quando mãos inseguras o tocam.


,,,,,,


"[...]os pensamentos sobre as coisas existem nas próprias coisas sem se prenderem a quem as observa; os pensamentos sobre as coisas saem delas como o perfume se desprende da flor, mesmo que ninguém a cheire, mesmo que ninguém saiba sequer que essa flor existe...; o pensamento da coisa existe assim tanto como a própria coisa, não em palavras de explicação mas como outra ordem de fatos; fatos rápidos, sutis, visíveis exatamente por algum sentido, assim como só o olfato percebe o perfume da flor [...]". Trecho do romance "O lustre" - Clarice Linspector; p. 143.


,,,


Não sacrifique o dia de hoje pelo de amanhã। Se você se sente infeliz agora, tome alguma providência agora, pois só na sequencia dos agoras é que você existe" "Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena!"


,,,


"Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor।Que tem que ser vivido até a última gota.Sem nenhum medo. Não mata."Onde aprender a odiar para não morrer de amor?Laços de famíliaNem todos chegam a fracassar porque é tão trabalhoso, é preciso antes subir penosamente até enfim atingir a altura de poder cair.A paixão segundo G.H.Ser um ser permissível a si mesmo é a glória de existir.Um sopro de vida


,,,,,


A Hora da Estrela
"A verdade é sempre um contato interior e inexplicável। A minha vida a mais verdadeira é irreconhecível, extremamente interior e nao tem uma só palavra que a signifique. Meu coração se esvaziou de todo desejo e reduz-se ao próprio último ou primeiro pulsar."


,,,

"até no que se inventa não vale o que apenas seria।"

...aceito tudo o que vem de mimporque não tenho conhecimento das causas e é possível que estejapisando no vital sem saber;é essa a minha maior humildade।

,,,,

Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa। Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas। A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."


,,


------------------------------------

“E era bom. ‘Não entender’ era tão vasto que ultrapassava qualquer entender – entender era sempre limitado. Mas não-entender não tinha fronteiras, e levava ao infinito, ao Deus. Não era um não-entender com um simples de espírito. O bom era ter uma inteligência e não entender. Era uma bênção estranha como a de ter loucura sem ser doida. Era um desinteresse manso em relação às coisas ditas do intelecto, uma doçura de estupidez.Mas de vez em quando vinha a inquietação insuportável: queria entender o bastante para pelo menos ter mais consciência daquilo que ela não entendia...”

------------------------------------------------------------------------------------------

क्लारिस लिस्पेक्टोर !1

Nenhum comentário:

Postar um comentário