sábado, 5 de julho de 2008



Consumidor
05/07/2008
Associação defende direito do consumidor
Criada há menos de quatro meses, a Adecoma oferece atendimento gratuito e soluciona problemas nas relações de consumo
O consumidor maranhense passa a contar com mais uma ferramenta de defesa dos seus direitos: a Associação de Defesa do Consumidor (Adecoma). A sala de atendimento ao consumidor está localizada na rua das Paparaúbas, Edifício João Muniz, 1º andar, no São Francisco. O atendimento ao público é gratuito.
No local, os consumidores poderão tirar dúvidas sobre questões ligadas, por exemplo, a telefonia, taxas de juros, bancos e outros. A consulta é gratuita. Atualmente, os consumidores maranhenses contam com o apoio de órgãos como a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, Procon, Juizados Especiais, além da Delegacia de Justiça e Defesa do Consumidor.
Segundo o presidente da Adecoma, Gustavo Gonçalves Bezerra de Lima, o órgão está funcionando há menos de quatro meses no atendimento ao consumidor. A associação privada, sem fins lucrativos, é mantida por recursos próprios dos membros associados. Os objetivos são baseados no Código de Defesa do Consumidor, elevando a posição do consumidor perante os fornecedores de produtos e serviços, estabelecendo a igualdade e a efetivação dos direitos garantidos nas leis.
“Acreditamos que é cada vez mais necessário ter cidadãos conscientes, unidos em torno do ideal de cidadania. Com órgãos de defesa dos consumidores fortes e independentes, teremos êxito”, afirmou o presidente da Adecoma.
encaminhamento
Gustavo de Lima informou que o atendimento é voltado para a orientação e encaminhamento dos consumidores, de modo a solucionar problemas nas relações de consumo, podendo agir desde a área administrativa até a judicial, com ações individuais ou coletivas. Em seu quadro funcional, estão inseridos membros fundadores e demais colaboradores sem ligações estatutárias diretas, todos atuando como voluntários, entre os quais advogados, bacharéis e estudantes de Direito.
“A Adecoma representa a sociedade civil organizada. Portanto, funciona próxima à população, que, na entidade, encontra um local de debate e uma fonte de repercussão dos seus anseios. A associação tem como objetivo desenvolver ações educativas que esclareçam e orientem os consumidores sobre seus direitos, promover denúncias públicas contra atos de abusos de autoridades ou de empresas que tragam prejuízo para a sociedade; elaborar pareceres jurídicos em defesa do consumidor, buscando sempre esclarecer questões controversas”, destaca Gustavo de Lima.
Conforme registros da Adecoma, por enquanto as maiores reclamações atendidas pela instituição são contra a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e fabricantes de celular. Atualmente, duas ações civis públicas contra essas empresas, intermediadas pela associação, já estão tramitando no fórum de São Luís. Também são registradas queixas sobre fraudes em empréstimos bancários da modalidade de consignação em pagamento.
Serviço
o que
A Associação de Defesa do Consumidor (Adecoma)
Local
Rua das Paparaúbas, edifício João Muniz, 1° andar, São Francisco (hoje); Liberdade, Vila Embratel e Vinhais (amanhã); João Paulo, Cidade Operária e Bairro de Fátima (domingo)
horário
8h às 12h
Fone
3227.6318
atendimento gratuito
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05/07/2008

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