terça-feira, 18 de agosto de 2009

Se podes olhar VÊ !!! Se podes ver REPARA !!!!!!

Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche.
Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas.
Mas seu Lucas nunca tinha troco:
- Menino, leva uma bala que eu não tenho troco.
Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:
- Seu Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
-Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?
- Ah, eu não sei! Só sei que quero meu troco em dinheiro!
- Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino!


Esse é o trecho do primeiro livro que eu li na vida, as 9 anos de idade, e ele foi meu preferido por muito tempo, até eu ler “O pequeno Príncipe”:

"As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!"

Brilhante leitura !

Eu penso que as primeiras leituras da vida de uma criança interferem muito no adulto que ela será... sonhos, fantasias,como é bom imaginar que o mundo é fantástico e colorido, e tudo pode acontecer...

Em mais uma passagem é possível encontrar:

"Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieto e agitado: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração... "

Essas leituras e outras me fizeram e me fazem uma pessoa mais sensível ao mundo e ao futuro. Há uma grande diferença entre ler porque a leitura é obrigatória para o estudo e ler por prazer, eu nunca li um livro inteiro quando me disseram que era obrigatório... Livro não é pressão ! Eu só lia quando me encantava por eles, aí sim eu me aprofundava...
Monteiro Lobato em Sítio do Picapau Amarelo, meu Deus, quanta riqueza...quanta coisa eu imaginei lendo e assistindo na televisão as historinhas. Uma grande obra... bom era ser criança antigamente, eu ainda penso assim !!
Tudo pode variar, mas a alma de criança é sempre a mesma, cheia de inocência e criatividade no imaginar, e a leitura é uma forma sutil de despertar para o adulto de amanhã...
Lendo se aprende que tudo pode ser do jeito que a gente quer, tudo pode mudar e ser bem divertido, ainda que na imaginação e nos escritos !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário